Thursday, August 16, 2007

A história da candidata que sumiu

Ingrid Betancourt era senadora na Colômbia e candidata a presidência em fevereiro de 2002. Em campanha, ela circulou pelo país defendendo o combate à corrupção e ao tráfico de drogas. Acabou sendo capturada pelas Farc - Forças Revolucionárias da Colômbia.

Essa semana se completam dois mil dias de cativeiro da candidata. A família dela, incluindo o ex-marido e os dois filhos, Melanie e Lorenzo, luta por uma intervenção do governo que permita a liberação de Ingrid e sua assessora, Clara Rojas. No entanto, parentes e amigos tem poucas notícias da sequestrada.

Acredita-se que ela ainda está viva porque recentemente as Farc liberaram um vídeo da candidata. De resto, só existem boatos. Alguns dos quais dão conta de que Ingrid estaria escondida na Amazônia, na Venezuela ou até mesmo no Brasil.

Conheci a história de Ingrid ao assistir um documentário sobre ela na TV Cultura, no tempo em que fiquei sem TV a cabo em casa. Lembro que, na época, fiquei pasma de notar que, apesar de ser um tema importantíssimo, não sabia de nada.

Quero dizer, um candidato a presidência ser sequestrado e mantido refém é uma grande notícia em qualquer lugar do mundo. Mas, nós brasileiros sabemos muito pouco sobre nossos vizinhos e, pelo que lembro, a história de Ingrid passou batida por aqui.

Espero que o sequestro de Ingrid não chegue a completar três mil dias.

- com informações do Terra Notícias

No comments: