Tuesday, October 16, 2007

Olhos azuis por aqui também

Sobre os olhos azuis, de novo. Andei pensando e não somos muito diferentes dos nossos amigos norte-americanos. Nas últimas cinco eleições para o governo do Paraná, escolhemos homens de olhos azuis para nos governar. Duas vezes Jaime Lerner, três vezes Roberto Requião.
Desde que começamos a ter no país o Horário Eleitoral Gratuito, excluído aí o período da fantástica Lei Falcão, só uma vez, com Alvaro Dias, os paranaenses escolheram alguém de olhos castanhos.
Isso não vale para todo o país. Nossos presidentes têm olhos escuros, por tradição, incluindo aí Collor, Fernando Henrique e Lula, para ficar nos mais recentes. O texto da Noele Kensut que eu citei dois posts atrás pode ter a explicação. Ela diz que nos EUA, metade da população já chegou a ser de pessoas com olhos azuis. Assim, ao escolher como escolhem, os ianques estariam optando sempre por uma volta às raízes. Americanos tradicionais no poder, não imigrantes mais recentes, que derrubaram a taxa-de-olhos-azuis para 16,7%.
No Paraná, talvez valha a mesma regra: optamos pelos europeus migrantes do século 19, não pelos que chegaram há menos tempo, de lugares "menos chiques". No Brasil como um todo, essa relação entre tradição de olhos claros e invasão de olhos castanhos não vale.

No comments: