Wednesday, August 08, 2007

Vocabulário Macabro

A cada tragédia que presenciamos aprendemos um pouco mais. Um volume grande informações sobre o que deu errado vem a nosso encontro. Todo um mundo novo se abre diante de nossos olhos.

Com a queda do avião da TAM, aprendemos que groving são canaletas abertas na pista do aeroporto para escoar a água e impedir problemas de aquaplanagem. Já conhecíamos o que era reverso de um outro acidente da TAM, que aconteceu em 1996, também próximo a Congonhas e matou 96 pessoas.

Da tragédia com o Boeing da Gol tiramos a lição de saber o que é transponder e porque ele não deveria estar desligado. Também fomos informados de que o controle aéreo não é tão controlado assim e viemos a conhecer todo um novo grupo de profissionais, os controladores, de cuja existência não tínhamos notícia até então.

No atentado de 11 de setembro conhecemos o Al Qaeda, Osama Bin Laden, Al Jazeera e outros nomes estranhos. Também viemos a descobrir a existência do Eixo do Mal e passamos a acompanhar a Guerra do Afeganistão (taí outro nome que não pertencia ao nosso vocabulário) e a do Iraque.

Quando o buraco do Metro de São Paulo se abriu para engolir sete pessoas foi a vez de nos surpreender com a notícia de que tais projetos não são seguros.

O triste é que mesmo com todas essas informações as tragédias continuam a acontecer. Todo dia assisto no Jornal Nacional um número crescente de pessoas contando que a pista de Congonhas não era segura, o avião da TAM estava com problemas, a pista do aeroporto não tinha espaço nenhum para o caso de acontecer um acidente. Por que, afinal, nada foi feito para evitar o pior?

Todas essas 199 pessoas morreram à toa. E agora só nos resta esperar para descobrir quais novas palavras aprenderemos com a próxima tragédia.

No comments: