Monday, May 30, 2005

Mondo Bizarro

Vocês já repararam como tudo hoje em dia tem que ser dito em linguagem empresarial?

Esses dias, o papa tinha morrido, e uma revista publicou uma matéria. Dizia o quê? Que o Vaticano estava procurando um novo CIO. Papa? Coisa do passado. Hoje em dia é o CIO do Vaticano.

Aliás, nunca sei o que é CIO, CEO, parece só um jeito de confundir quem vai tentar entrevista de emprego. Antigamente era melhor. O cara era chefe, e pronto. Hoje em dia você tem de saber a quem “se reporta”.

- Já falou sobre isso com o CDO?

- Não achei que fosse para tanto... Desculpe

- Fale logo, ou mandaremos uma RDA para ele e você acaba no olho da rua – digo, no ODR.

Aí o cara não pode mais ser romântico nem com a namorada. Tem que usar a inteligência emocional, mostrar seus potenciais, fazer ela perceber seu potencial empreendedor. Ela tem que acreditar que, no mínimo, você um dia vai ter uma sigla de que se orgulhar talvez um CIO. Ainda que não seja do Vaticano. Mesmo porque, convenhamos, nenhuma mulher quer se casar com um futuro papa.

Qualquer dia desses, até criança vai ter que se adaptar às novas regras. O menino chega em casa e não faz a lição de casa. Que hoje em dia deve ter um outro nome qualquer. Tipo “relatório de produção intelectual doméstica”. Ou RPID.

Dá até para imaginar a professorinha, ex-tia, hoje garbosamente gerente de turma, chamando os aluninhos à frente. Quem fez a RPID?

E os pais em casa também vão cobrar. Filhinho? Já fez a RPID hoje? Nos casos mais graves, podem ameaçar o Joãozinho de advertência, suspensão da mesada – digo, dos honorários infantis semanais – e imagina-se até uma demissão sumária do posto de filho.

E é capaz de o filho nem ligar.

- Já tinha uma proposta melhor mesmo...

Tem uns amigos meus que fizeram até uma versão desse mundo Você SA para vânadlos. Era um comercial de rádio que eles inscreveram em um concurso, para inibir o vandalismo.

Era assim: um grupinho de vândalos procurava o que fazer na rua, de noite. Aí um deles dizia: vamos quebrar o telefone público? O outro desanimava. Já quebramos ontem. Então vamos quebrar aquela vitrine. Não dá. Também já foi. É mesmo, já detonamos tudo por aqui. Então vamos pegar um ônibus e ir para outra parte da cidade quebrar as coisas lá. Aí um deles lembrava. Pois é, mas a parada é que a gente quebrou o ônibus ontem.

E aí vinha a mensagem em tom empresarial.

O locutor dizia:

Deprede com cuidado para poder depredar sempre.

Pena que o comercial não foi premiado...

2 comments:

Alvaro Augusto W. de Almeida said...

Se o Vaticano fosse uma empresa de capital aberto, o Papa seria o CEO, Chief Executive Officer, e não o CIO, Chief Information Officer. Na verdade os dois são apenas chefes, como você diz, só que em inglês fica muito mais chique...

[ ]s

Alvaro Augusto
alvaro@lunabay.com.br

edettejacaruso said...

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