Sunday, January 16, 2005

Idéia tosca número 2

Um tempo atrás, teve aquele escândalo dos advogados de traficantes que serviam de meninos de recados dos bandidos, quando eles estavam na cadeia. Lembram?

Pois então, naquela época eu tive uma idéia. Que era assim: tornar obrigatório que os crimes hediondos só envolvessem advogados da defensoria pública.

A idéia é que os caras não possam usar os advogados para mais do que defendê-los judicialmente.

Mas tem mais: os caras que cometem grandes crimes normalmente tem grande grana. E contratam os melhores advogados. E assim, saem rapidinho da fria em que entraram.

Com a defensoria atuando obrigatoriamente nesses casos, haveria uma garantia de que eles não teriam qualquer privilégio pelo dinheiro que têm. Teriam de se contentar com os advogados que o serviço público providenciasse.

Isso deveria servir principalmente para crimes do colarinho branco, acho.

Aí, tem uma segunda parte da idéia, que como diz o título é tosca.

Por que todos nós não poderíamos ser defendidos apenas por advogados contratados pelo estado? Ou seja: por que quem tem mais dinheiro deve ter o privilégio de ter os melhores advogados, a melhor defesa, a menor chance de ser preso, se são justamente essas pessoas que têm nas mãos o potencial para fazer as cagadas que prejudicam mais gente, como os já citados crimes de colarinho branco.

Igualdade para todos.

Não deveríamos ser mesmo todos iguais perante a lei?

No comments: