Sunday, December 19, 2004

Idéia tosca número 1

R$ 13,8 milhões. A prefeitura de Curitiba está anunciando um projeto para beneficiar as pessoas que moram na Terra Santa, uma das favelas mais ferradas da cidade. Custa R$ 13,8 milhões. A favela fica no Tatuquara, lá no sul de Curitiba, perto da Ceasa, perto do lixão. No Xapinhal, são 9 milhões para urbanização. O Xapinhal, no Sítio Cercado, também é bem feio.

Aí o esquisito é o seguinte. Esses valores foram doados, fácil, fácil, para as campanhas de candidatos a prefeito de Curitiba neste ano. Ora, as empresas que de maneira gentil cederam parte de seu capital na eleição não ganhariam mais fazendo uma obra que beneficia 4 mil pessoas na Terra Santa, por exemplo?

Não estou nem falando de ingenuidades, que esse dinheiro deveria ser melhor empregado. Que é claro que há interesses escusos nas doações. Mas será que as empresas não ganhariam mais fazendo algo por uma comunidade na cidade. Aumentariam o moral da empresa, já que é chique ser socialmente responsável. Ampliariam o número de gente que poderia comprar o produto deles. E ainda diminuiriam o tanto de gente que, por desespero, acaba roubando para comer.

No comments: